26 março 2015

RESENHA! Minha metade silenciosa

Titulo: Minha Metade Silenciosa
Autor:Andrew Smith
Editora: Gutenberg
ISBN:978-85-8235-124-6
Páginas:303
Sinopse: Stark McClellan tem 14 anos. Por ser muito alto e magro, tem o apelido de Palito, mas sofre bullying mesmo poque é "deformado", já que nasceu com apenas uma orelha. Seu irmão mais velho , Bosten, o defende em qualquer situação, porém nem mesmo juntos conseguem se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto - com o agravante de se achar uma aberração-, o garoto tem na amizade e no apoio do irmão sua referencia de amor, e com ela que ambos sobrevivem.
       Um dia, porém, um episódio faz azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Para fugir de sua ira,o rapaz se vê obrigado a ir embora de casa, e desaparece no mundo. Palito precisa encontrá-lo, ou nunca se sentirá completo novamente. A busca se transforma em um ritual de passagem rumo ao amadurecimento, no qual ele conhece gente má, mas também pessoas boas.



Stark, mais conhecido como Palito nasceu com sem uma orelha e aos 13 anos tem pouco mais de 1,80 de altura  e é  magro, por isso o apelido.
Além dos casos de bullying na escola  Palito sofre agressões da própria família em casa, violência e castigos pesados, tanto para ele ou seu irmão mais velho Bosten. Seu irmão sempre o protege dos outros colegas  que zoam Palito, mas em sua própria casa se vêem indefesos.
Apesar de violência fora e dentro de sua casa,  Stark encontra pessoas boas como sua amiga Emyli, sua Tia Dahlia, e os gêmeos Evan e Kim.


Mas seu pai acaba descobrindo algumas coisas sobre Bosten, e então Bosten acaba fugindo de casa para escapar da violência de seu pai, Palito se sente sozinho sem seu irmão que tanto amava e decide sair a procura dele.  



O livro assim como Stark também só tem uma orelha (own), o autor nos coloca em muitas situações difíceis que o bulliyng sofrido por Palito na escola não chega perto das coisas ruins que acontecem em sua casa.
A história contada por Palito não conta a história de um coitado, e sim de um herói, que passa muitas por muitas coisas.
É possível sentir a emoção passada através do livro, em temas realistas como drogas, sexo e violência.






Abraço 

2 comentários:

  1. Parece ser um livro muito bom, além de emocionante. Fiquei curiosa agora...
    Sucesso :)

    Leitoras Assumidas | Por Alycia Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alycia, esse realmente é livro forte.
      Secesso pra você também ;)

      Excluir